Questões Norteadoras
- Como se dá a organização escolar em uma perspectiva democrática?
- Quais são os seus elementos, instâncias, processos?
- Como se dá a gestão escolar da escola em que você atua, comparando com a organização proposta no mapa?
- Quais as possibilidades/necessidades que você percebe a partir do que até agora foi estudado sobre Gestão Democrática?
De acordo com o texto lido, a organização escolar em uma perspectiva democrática deveria ter uma gestão que promovesse ações com a efetiva participação social. Tais ações deveriam garantir e mobilizar a presença de diferentes atores envolvidos no processo educacional, ou seja, pais, alunos. Professores, funcionários e direção, visando objetivos transformadores.
A gestão democrática requer autonomia e participação, envolvendo diferentes elementos e instâncias como toda a comunidade do entorno e seus agentes sociais, implicando em participação direta e através de representação. Além disso, a gestão democrática caracteriza-se pelo funcionamento do conselho escolar, da descentralização de recursos e do planejamento participativo.
No entanto, não tem sido essa a realidade em muitas de nossas escolas. Em uma das escolas que trabalhei foi promovido um discurso demagógico, fantasiado de democrático, para fazer com que, nós professores, pensássemos que estávamos participando da elaboração do PPP da nossa escola. Contudo, para a nossa surpresa, eis que surge, miraculosamente, um novo PPP com determinações completamente diferentes daquilo que havíamos discutido em nossas reuniões “pseudo-democráticas”. De acordo com o mapa conceitual, a gestão democrática caracteriza-se pela participação direta de todos os agentes sociais, diferentemente do ocorrido nesta escola. Apesar da transparência em termos de prestação de contas sobre o orçamento dos recursos adquiridos durante o ano pela escola, a mesma não dispunha de um planejamento participativo, onde são definidas prioridades em termos de recursos e de melhoria na aprendizagem dos alunos.
Então, refletindo sobre Gestão Democrática, acho que o processo democrático é fundamental. O texto menciona a complexidade social e a vulnerabilidade das massas como justificativa para uma democracia representativa. Se analisarmos o quadro atual da nossa sociedade, ela está estruturada em um modo econômico capitalista, onde as regras de mercado são aquelas que prevalecem. Realmente o quadro apresentado é bastante complexo se analisarmos as circunstâncias, tendo em vista a vulnerabilidade das massas, as quais precisam satisfazer seus instintos mais primitivos, como alimentarem-se todos os dias. Esta população tem o direito e o dever de participar das decisões que implicam em seu modo de vida. São necessárias mudanças que visem uma melhoria da qualidade do ensino, a qual pressupõe como princípio fundamental a participação de todos os agentes sociais envolvidos. No entanto, contradizendo todos os aspectos que visam uma melhora substancial no processo educacional, são inúmeras as intervenções que vem ocorrendo em nossas escolas, de uma forma impositiva e autoritária, por parte do estado. Realmente a maneira como tudo vem acontecendo nos mostra que a educação que está sendo apresentada a nós como modelo é aquela que prepara as massas para servir as demandas de uma economia globalizada. Mesmo assim, não devemos ser medíocres a ponto de “treinarmos” nossos alunos como soldados a servirem as necessidades do crescimento econômico. Precisamos mostrar pontos de vista variados em relação à realidade, ou seja, a medida que expomos diferentes ângulos sobre determinado assunto, promovemos a reflexão e a autonomia nos diferentes posicionamentos que surgem por parte dos alunos.
Portanto, a gestão democrática é o caminho para uma sociedade mais justa. Embora nossa realidade aponte para uma necessidade de grandes mudanças, temos muito o que aprender sobre a prática da democracia. Em primeiro lugar ainda há muito paternalismo e interesses pessoais dentro de nossas escolas. Tenho convivido com gestões que não querem mudanças, pois precisam ficar na escola até se aposentarem. Não existem espaços para discussões, organização, planejamento, enfim, o aluno é um mero detalhe dentro de algumas escolas. Sendo assim, antes de mais nada, nós enquanto atores, precisamos nos questionar sobre qual é o papel da escola que queremos? A troca de gestões é necessária e fundamental no intuito de contarmos com novas idéias para que possamos por em prática tudo o que almejamos como educadores, uma Educação de transformação.
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